FILOSOFIA DE ENSINO

A proposta do CENTRO EDUCACIONAL MARTINHO LUTERO contribui para o fortalecimento do ensino, por ser resultado de um movimento de "ação-reflexão-ação", que nunca acabará, na busca constante de seu verdadeiro papel na sociedade.

Uma posição compartihada por diferentes tendências da pesquisa psicológica e educativa, embasada nas teorias de Piaget, Vygotsky, Ausubel e a atual Psicologia Cognitiva, sem nunca sair, é claro, do que nos ensina o construtivismo: “O indivíduo, tanto nos aspectos cognitivos e sociais do comportamento, como nos afetivos, não é um mero produto do ambiente nem um simples resultado de suas disposições internas, mas sim, uma construção própria que vai se produzindo, dia a dia, como resultado da interação entre esses dois fatores.”Esta será a posição construtivista adotada, considerar que o conhecimento não é uma cópia da realidade, mas sim, uma construção e formação do ser humano.

Como construir?

Com competência, segundo Lino Macedo, formar pessoas completas, capazes de pensar, tomar iniciativas, saber ouvir e trabalhar em grupos, trabalhando por projetos.

O CENTRO EDUCACIONAL MARTINHO LUTERO, não é o lugar em que a criança encontra um professor apenas pronto a lhe ensinar os conteúdos pré-definidos, pois o que vale hoje é aprender, não só o currículo, mas, a capacidade de construir a própria vida, relacionar-se com a família, os colegas de trabalho, com o mundo.

Refletiremos sobre os conceitos básicos da disciplina, e consequentemente, sobre que competências precisam ser desenvolvidas nos alunos.


Crie o seu site grátis Webnode